A ACSP

Desde 1894, a Associação Comercial de São Paulo trabalha pelos empreendedores que atuam na cidade de São Paulo. De comércios familiares a grandes indústrias, mais de 30 mil empreendedores contam com o apoio da Associação na defesa de seus interesses junto à sociedade e ao governo e na prestação de serviços exclusivos que facilitam o dia a dia do empreendedor. Nossa força, seu negócio.

Quer fazer parte da ACSP?

MANIFESTO

O espírito empreendedor está em nós e acreditamos que é em conjunto que se alcança mais. Somando forças nós podemos reverter crises, organizar ações e explorar melhor as oportunidades. É por isso que somos associação: para integrar e unir e, assim, representar e desenvolver. Nossa força vem de cada um dos nossos associados, independente de porte ou setor. Ela vem também do compromisso dos nossos colaboradores e voluntários em mais de 
400 associações que cobrem nosso Estado. 
Com muita ética e transparência, construímos, ajudamos a crescer, representamos, informamos e formamos. Fazemos acontecer.

Temos uma longa história de realizações. Juntos fizemos muito para nossas cidades
 e ainda vamos fazer muito mais.

Somos a Associação Comercial e nossa força é ser a alma paulista, a fonte de inspiração, a voz que representa e luta, justa, livre, que constrói o futuro. Associação Comercial. Nossa força pode mais.

NOSSA MISSÃO

Ser a voz, o apoio, o facilitador e o agente transformador, que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de quem pilota a locomotiva da economia: o empreendedor.

NOSSA VISÃO

Para nós, o jeito liberal de pensar e trabalhar é a forma mais inclusiva de desenvolvimento existente. É por meio dele que a iniciativa privada se fortalece, o empreendedorismo se torna um sonho possível e a economia ganha vida no seu sentido mais amplo.

NOSSOS VALORES

Credibilidade: Reputação de confiança alcançada graças à nossa história, às nossas experiências e às nossas conquistas.
Foco nas relações: Preocupação em cultivar vínculos valiosos e duradouros.
Liderança: Atitude pioneira na organização de campanhas para mudanças estruturais.
Conhecimento: Concentração, produção e disseminação de informações, estudos e know-how.
Ética: Com base numa história construída sobre sólidos princípios morais.
Proatividade: Antecipação às exigências dos empreendedores e da sociedade.
Independência: Atuação livre de interesses partidários.

NOSSAS CAUSAS

CAUSA 1 - PROMOVER UM AMBIENTE FAVORÁVEL PARA OS NEGÓCIOS
A força das relações para gerar mudanças relevantes.

BANDEIRA 1 - MUDAR A ESTRUTURA TRIBUTÁRIA
O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo (36% do PIB). E o peso tributário atrapalha a vida do empreendedor, encarecendo tudo: abertura da empresa, contratação de funcionário etc.

Não somos contra impostos – achamos que eles devem existir, mas que precisam ser melhor aplicados. Por isso, nos mobilizamos juntamente com outras entidades e a sociedade civil para dar visibilidade à questão tributária e influenciar a legislação, impactando assim os negócios.

BANDEIRA 2 - DESBUROCRATIZAR
O excesso de burocracia é um entrave para os negócios. São inúmeras as exigências para o empresário e isso acarreta em perda de dinheiro e tempo. Por isso, nos mobilizamos e lutamos para que as leis e obrigações sejam simplificadas.

BANDEIRA 3 - FORMALIZAR
Existe um verdadeiro exército de potenciais empreendedores que querem ter o próprio negócio e não conseguem porque é muito caro e complicado. Existem também muitas pessoas que trabalham por conta própria mas não estão formalizadas. Por isso, achamos que a formalização precisa ser facilitada e estimulada, para que os informais trabalhem dentro da legalidade. Com isso, eles passam a ter acesso a crédito, deixam seus impostos em dia, geram emprego e renda.

BANDEIRA 4 - IMPACTAR NA INFRAESTRUTURA
A infraestrutura é hoje um dos maiores gargalos do Brasil. Faltam portos, aeroportos, estradas, ferrovias, usinas hidrelétricas. Esta defasagem impacta nos negócios pois encarece transporte, serviços etc. Para debater, encontrar e propor soluções, contamos
com os nossos Conselhos, como o de Comércio Exterior, Economia, Infraestrutura, Varejo, entre outros.

CAUSA 2 - FACILITAR O EMPREENDEDORISMO
Ferramentas que facilitam o desenvolvimento do empreendedorismo.

BANDEIRA 1 - INFORMAR/CAPACITAR
O empreendedor precisa de informações para tomar as melhores decisões. O Instituto de Economia Gastão Vidigal elabora, por exemplo, estudos voltados para o empresário sobre o varejo e a confiança do consumidor. Outra iniciativa é a realização de cursos e palestras para capacitar e atualizar o empresário.

BANDEIRA 2 - MINIMIZAR CUSTOS PARA EMPREENDER
Disponibilizamos produtos e serviços exclusivos ao empreendedor – como o ACCelular, por exemplo – que facilitam a gestão e reduzem os custos dos negócios.

BANDEIRA 3 - NEGÓCIOS EM REDE DE COOPERAÇÃO
Em nossos eventos, palestras e outras ações, reunimos e estimulamos a sociedade e os empreendedores para networking, oportunidades de negócios, troca de conhecimento e boas práticas. O aprendizado e a troca ajudam no incremento dos negócios, apresentam novas visões para o empresário.

BANDEIRA 4 - ACONSELHAMENTO E ASSISTÊNCIA
A Associação é a casa do empreendedor, pois oferecemos a ele suporte e direcionamentos. Também contamos com parceiros estratégicos na hora de aconselhar e orientar, como o SEBRAE, por exemplo.