14 de fevereiro de 2017

5 Motivos para se apaixonar por gestão financeira

Você faz cara feia e torce o nariz só de ouvir falar em gestão financeira? 

Não vale falar que não tem jeito pra coisa ou que sua área é mais técnica e não quer saber da gestão do dinheiro. Você empreeendedor, não importa de qual segmento seja, você pode se apaixonar pela gestão financeira! E nós vamos mostrar 5 motivos básicos para isso:

1 - É O CORAÇÃO DO NEGÓCIO

A gestão financeira pode ser considerada o centro do negócio, assim como o coração é o centro do corpo humano! Se a gestão financeira vai mal, atinge todos os demais departamentos da empresa. Por isso, ela é fundamental para o bom desenvolvimento da organização.

O gerencimento das finanças inclui desde o planejamento, a execução, até a análise de todos os procedimentos que envolvem valores em uma empresa. Isso abrange desde quanto se gasta com matéria-prima, salários, equipamentos, etc, até quanto se fatura com a venda dos produtos e serviços, e quanto ainda se tem para investir, por exemplo.


2 - TRAZ MAIS CONTROLE

Gostar de gestão financeira vai permitir que você tenha um controle bem mais amplo do seu negócio.

Não basta ficar atento ao produto e serviço, mas sim ter uma visão geral de tudo, desde quanto gasta em cada item na empresa até quanto é o faturamento de suas vendas por categorias de produto, por exemplo.
E esse controle você só vai conseguir se estiver por dentro da gestão financeira.


3 - GARANTE MAIS TRANQUILIDADE

Se você tem mais controle sobre os números do seu negócio, consequentemente, vai ter também mais tranquilidade! Isso mesmo, quem tem as finanças sob controle certamente tem também uma vida mais calma e sem tantos sobressaltos a cada mudança da econômia do país.

O empresário que entende as finanças de sua empresa consegue estar melhor preparado para eventuais períodos de crise e também está atento quando surgem as melhores oportunidades de investimentos, modernizações e ampliações.

> Leia também: Como um bom planejamento financeiro pode fazer sua empresa aumentar o lucro.

4 - AJUDAR NA CONQUISTA DO LUCRO

O lucro ainda é o objetivo principal de toda e qualquer empresa. E para chegar lá, a gestão financeira é essencial!
Com a gestão das finanças do negócio, o empresário pode saber quais são exatamente seus custos e assim ter uma noção correta de qual margem de ganho precisa colocar sobre a venda de seus produtos, para que atinja o lucro real sobre as vendas.

5 - É ESSENCIAL PARA PLANEJAR O FUTURO DA EMPRESA

O crescimento da empresa depende muito da gestão financeira! Só com um completo controle dos números, com uma visão exata do que entra e o que sai é que o empresário pode então planejar seu futuro.

E aqui não importa o tamanho da empresa. Isso vale tanto para as grandes organizações quanto para os pequenos empreendimentos. Ficar atento à gestão financeira vai ajudar a identificar quanto é possível investir e assim definir um planejamento estratégico para o crescimento dos próximos anos da empresa.

E então, já está com outro olhar para gestão financeira? Caso precise de ajuda, temos um Sistema de Gestão que te auxilia com a gestão das finanças, fiscal e muito mais, conheça!