16 de março de 2017

Varejo paulistano cresce 6,4% na 1ª quinzena de março sobre igual período de fevereiro, informa ACSP

São Paulo, 16 de março de 2017. O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 6,4% na primeira quinzena de março em comparação com o mesmo período de fevereiro. O resultado foi puxado pelas comercializações a prazo, que saltaram 15,9% na mesma base de comparação. Já as vendas à vista caíram 3,2%. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“As vendas a prazo subiram em função dos eletroportáteis, que têm sido muito procurados pelos consumidores em função de preços mais baixos em relação a eletrodomésticos, por exemplo. A prestação é menor – cabe no bolso. Inclusive redes varejistas estão fazendo promoções nessa categoria, acompanhando a tendência”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Já o desempenho negativo dos itens à vista se deve ao término da moda Primavera-Verão.

Variação anual

Na primeira quinzena de março de 2017 o varejo paulistano registrou uma retração média de 6,9% sobre março do ano passado. As vendas a prazo (-4,8%) também foram melhor, com queda menor do que a registrada pelas comercializações à vista (-9%).  

Alencar Burti ressalta que esses números não podem ser projetados para o resto do mês, já que na segunda quinzena de março de 2016 foi comemorada a Semana Santa – o feriado tradicionalmente derruba as vendas. Portanto, em decorrência dessa base fraca, a expectativa é de que o mês feche com queda menor do que essa informada hoje.

“Os resultados permanecem abaixo do desempenho do ano passado, mas são quedas cada vez menos intensas, reforçando a tendência de estabilização e início de recuperação em 2017”, esclarece o presidente da ACSP.

O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado quinzenalmente com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

 

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Renato Santana de Jesus
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