20 de março de 2017

Presidente, vices, diretores e conselheiros da ACSP e da Facesp são empossados nesta segunda-feira (20)

São Paulo, 20 de março de 2017. O presidente, os vice-presidentes, os diretores e os conselheiros da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) para o biênio 2017-2019 foram empossados na manhã de hoje em cerimônia na sede da ACSP, na capital paulista. O empresário Alencar Burti segue como presidente de ambas as entidades, cuja principal missão é lutar pela livre iniciativa e pelo empreendedorismo.   

Compuseram a mesa principal da cerimônia Guilherme Afif Domingos, ex-presidente da ACSP/Facesp e atual presidente do Sebrae Nacional; Ricardo Anderson Ribeiro, vice-presidente da Facesp (RA-17 - Presidente Prudente), em representação aos demais vices regionais da Federação; Carlos Roberto Pinto Monteiro, representando os vice-presidentes da ACSP; Robert Schoueri, membro do Conselho Superior da ACSP.  

“Estamos entre as poucas entidades que vivem sozinhas, sem contribuição de órgão público”, disse Burti em seu discurso no evento de posse estatutária.

Um dos desafios neste novo mandato é atrair os jovens empreendedores e as mulheres empresárias. Alencar Burti pretende ampliar a participação do público feminino nos conselhos da ACSP e Facesp. "Que os empresários competentes entendam que hoje a velocidade da transformação não permite perda de tempo. Precisamos também estar atentos ao que a tecnologia provoca de mudanças na atividade empresarial".  

“Todos nós somos responsáveis pela vida da nossa entidade. Que esse mandato seja feito com a cabeça e o coração de vocês. Queremos tornar a associação um exemplo de compromisso e responsabilidade, que são intransferíveis. Cada um tem a sua parcela”.

Escola de civismo    

Afif destacou a integração que o Sebrae tem com a ACSP e com a Facesp. "Recebam nossa solidariedade, nosso apoio e nossa integração. Embora não esteja em cargo, tenho a responsabilidade histórica de poder me somar a vocês para ajudar na busca de novos caminhos. Parabéns, Alencar, por ter assumido mais uma vez o nosso comando”.

"Todos sabemos que o Brasil é um país grande, mas precisamos transformá-lo num grande País. Com essa escola de civismo que é a ACSP, e com sua liderança, certamente vamos transformar o país grande num grande país”, afirmou Monteiro, referindo-se a Burti.

Também tomaram posse os superintendentes das 15 sedes distritais da ACSP na capital paulista. São eles: Luiz Alberto Pereira da Silva (Distrital Centro), Osmar Pereira Machado Júnior (Distrital Centro-Sul), Dalton Suare Pires (Distrital Ipiranga), Luiz Carlos Castan (Distrital Mooca), Carlos Daniel Gonçalves (Distrital Nordeste), Valnoy Pereira Paixão (Distrital Noroeste), Luís Carlos Ferreira Eiras (Distrital Norte), Carlos Carrizo Prisco (Distrital Oeste), Roberto José Korsakas (Distrital Penha), Humberto Luiz Dias (Distrital Pinheiros), Claudionor Corrêa Leão (Distrital São Miguel), Anis Kfouri Júnior (Distrital Sudeste), Ricardo Aparecido Granja dos Santos (Distrital Sudoeste), Luiz Augusto Gonçalves Barbosa (Distrital Sul) e José de Paiva (Distrital Tatuapé). A recondução de Burti ao comando da ACSP e da Facesp se deu por meio de chapa única, homologada pelo Conselho Deliberativo no final de fevereiro.

Facesp

Segundo vice-presidente mais antigo da Facesp, Ricardo Anderson Ribeiro discursou em nome de todos os vices da entidade. “A posse de uma diretoria é sempre um momento festivo, já que esse ato simbólico celebra o cumprimento de um grupo de pessoas em representar seus pares, liderar as causas comuns e trabalhar em prol das causas necessárias. Dessa forma, é com satisfação que os vice-presidentes regionais da Facesp renovam os votos de muito trabalho e dedicação aos nossos associados e às nossas causas”, disse Ribeiro, que integra a Federação desde 1983.

“Por mais diversos que tenham sido os contextos, o associativismo sempre se fez mais forte. Tenho essa cerimônia como uma expressão de fé e de perseverança”, completou Ribeiro. “Temos uma entidade só, dividida em 400 associações que nos dão a força política necessária para esse momento", frisou Alencar Burti.

Tomaram posse como vice-presidentes da Facesp: João Bico de Souza (RA-1, São Paulo), Evenson Robles Dotto (RA-2, ABC), Tânia Fukusen Varjão (RA-3, Alto do Tietê), Moacyr Correa Félix Junior (RA-4, Metropolitana Oeste), Eliseu Braga Chagas (RA-5, Litoral), Felipe Antônio Cury (RA-6, Vale do Paraíba), Adriana Maria Garavello Faidiga Flosi (RA-7, Campinas), Elizeu Pereira da Silva (RA-8, Jundiaí), José Alberto Cépil (RA-9, Sorocaba), Ernesto Melo Bonilha (RA-10, Vale do Paranapanema), Antonio Carlos Maçonetto (RA-11, Ribeirão Preto), Vinicius Carvalho Lima (RA-12, Bauru), Roberto Carlos Cassiano (RA-13, Araçatuba), Antônio Carlos Parise (RA-14, São José do Rio preto), Libânio Victor Nunes de Oliveira (RA-15, Marília), José Eduardo Rodrigues de Carvalho (RA-16, Baixa Mogiana), Gino José Torrezan (RA-18, São Carlos), João Carlos Cheade (RA-19, Franca) e Rosimeire Fernandes de Aquino Francisco (RA-20, Alta Noroeste).

 

 

Veja fotos da cerimônia no Flickr da ACSP

 

  

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287 

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região. 

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 53 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.