15 de agosto de 2017

Temas em Análise nº 145: Varejo cresce por terceiro mês consecutivo

Em junho, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo restrito (que não considera veículos e materiais de construção) e ampliado (que inclui todos os segmentos) aumentaram em relação a junho de 2016, pelo terceiro mês consecutivo
(3,0% e 4,4%, respectivamente – ver tabela abaixo), apesar de contar com um dia útil a menos. Na comparação mensal, livre de efeitos sazonais, também houve crescimento pelo terceiro mês consecutivo, após o IBGE revisar os resultados do varejo em maio.

Nos resultados acumulados em 12 meses, ambos tipos de varejo continuaram registrando recuos de 3,0% e 4,1%, respectivamente. Vale destacar que, nas leituras anteriores, as reduções foram de 3,6% e 5,2%, respectivamente, sugerindo uma recuperação que ainda é lenta, porém contínua.

Esses resultados do varejo se devem, em primeiro lugar, à base de comparação muito fraca, observada no ano passado, além do início da recuperação da renda, decorrente da acentuada redução da inflação. As menores taxas de juros e a liberação de recursos inativos do FGTS também contribuíram de forma positiva para o comércio.

Na comparação com junho de 2016, houve leve alta das vendas dos supermercados (0,8%), devido à queda nos preços dos alimentos, provocada pelo recorde de produção agrícola, enquanto as de eletrodomésticos mostraram crescimento apreciável (12,7%), constituindo-se na maior influência sobre o desempenho do varejo. O aumento das vendas, mantendo-se a mesma base de comparação, foi disseminado, alcançando até mesmo bens de maior valor, tais como veículos e material de construção (3,5% e 7%, respectivamente).

Em síntese, apesar da fraqueza da base de comparação do ano passado, o varejo segue na trajetória de uma recuperação paulatina, que deverá se intensificar nos próximos meses, com a continuidade da redução dos juros e do aumento do poder aquisitivo das famílias.